quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bacelar fala das eleições e cargos.

As eleições acontecem no dia 3 de outubro. E tem algumas pessoas que não estão por dentro do assunto ainda. E por conta desse contexto iremos apontar o que será realizado em outubro.

Nas eleições de 2010, além de votarmos para presidente da República, também elegeremos governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distrital - no caso de Brasília.

É importante esclarecer também que no Senado, 54 das 81 cadeiras estarão em disputa. Como cada estado tem direito a três assentos, nesta eleição serão eleitos dois senadores por estado. Mas na Câmara, todas as 513 cadeiras estarão em disputa, e cada estado tem direito a um número diferente de deputados federais, dependendo de seu número de habitantes.

Já nas Assembléias Legislativas (e na Câmara Legislativa do Distrito Federal), todos os 1.057 assentos do país deverão ser disputados, sendo que o número de deputados em cada estado sofre alteração de acordo com sua população.

Pense bem em quem você vai votar.

Embora exista limite para alguns cargos políticos, entenda que isso pode ser tempo suficiente para uma má gestão estragar nosso país. O mandato para presidente da República é de quatro anos, com limite de dois mandatos, o mesmo tempo vale para governador. Senador tem mandato de oito anos, com possibilidade de reeleições sucessivas e sem limites.

Os deputados federais, estaduais e distrital têm mandato de quatro anos, com possibilidade de reeleições sucessivas e sem limites.




O primeiro turno acontecerá no dia 3 de outubro, é o que diz o calendário eleitoral de 2010 divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E se nenhum dos candidatos obter a maioria absoluta dos votos válidos, haverá segundo turno para a escolha de presidente e governadores, que será no dia 31 de outubro.

Vale ressaltar que a após a minirreforma eleitoral sancionada pelo presidente Lula em setembro, os eleitores terão de apresentar o título de eleitor e um documento com foto para ter acesso à cabine de votação. Eleitores em trânsito no território nacional vão poder votar para presidente e vice em urnas instaladas nas capitais.

E um fato de grande relevância é que a segunda via do documento deve ser requerida até 30 de setembro, sendo que este já é o prazo prorrogado!

Ainda dá tempo de você se organizar e lutar pelo futuro do nosso país!

Abraços,

Deputado Estadual João Carlos Bacelar - 19678

Nenhum comentário:

Postar um comentário