quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bacelar abraça João Henrique e mira Wagner


Num dos mais disputados eventos já ocorridos na Prefeitura de Salvador nos últimos anos, o deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) foi empossado, ontem à tarde, pelo prefeito João Henrique, como o mais novo de secretário municipal de Educação.

Levando em consideração o papel de oposicionista ferrenho atribuído a Bacelar na Assembleia Legislativa, chamou atenção, entretanto, a presença maciça de deputados governistas, entre eles, o presidente da AL, Marcelo Nilo (PDT). Curiosamente, marcou presença também o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto.

Na cerimônia, os elogios trocados entre o novo secretário, o prefeito, Barreto e o presidente da Assembleia não passaram desapercebidos e reforçaram a tese antecipada pela Tribuna da Bahia de que a ida de Bacelar para o Executivo municipal passou por uma articulação que envolveu as duas esferas do poder.

Ou seja, trata-se, segundo as más línguas, de mais um grande passo para a concretização do tão ensaiado “namoro” entre o prefeito e o governador Jaques Wagner (PT), assim como da ida do PTN, de Bacelar, para a base do governo.

A ideia, segundo circula nos corredores da Assembleia, é de que o PTN, em consonância com João, já articula a formação de um bloco partidário com o PSC, outro partido para o qual, segundo se comenta, o prefeito pode também entregar uma secretaria municipal nos próximos dias, no sentido de fortalecer o grupo de Wagner, que contaria assim com mais oito representantes (três do PTN e cinco do PSC).

A manobra criaria ainda condições para que a deputada e primeira-dama Maria Luíza, que pertence à legenda, possa assumir, pela primeira vez, uma posição na mesa diretora do Legislativo estadual, em fevereiro próximo.

O próprio secretário, antes de sua posse, em entrevista a uma rádio local, admitiu que sua nomeação na equipe do prefeito abre portas para uma aproximação com o Governo do Estado.

“O PTN se alinha ao projeto do prefeito João Henrique. Se estamos alinhados ao projeto de João e ele tenta uma aproximação com o governo do estado, e, como ele disse, é uma aproximação para conseguir obras e parcerias para cidade, é natural que o PTN siga esse caminho”, reconheceu.

Na mesma entrevista, o novo secretário teceu mais "mimos" ao seu novo chefe, que, segundo ele, teria se empenhado para a melhoria da educação na capital baiana nos quase seis anos à frente da administração municipal.

Elogios à parte, na solenidade, o novo titular da pasta preferiu conduzir seu discurso pelo lado administrativo. Bacelar apresentou três novas medidas para potencializar as ações da secretaria, promovendo, o que considera ele, uma nova revolução na educação da capital baiana: alfabetizar no primeiro ano de ingresso do estudante na escola, trabalhar para acelerar a distorção idade/série, visando o melhor desempenho dos estudantes, e erradicar a pedagogia da repetência.

Fonte: jornal Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário