quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Prefeito costura ida do PTN à base de Wagner e corteja verdes


Depois de cooptar o deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) para o seu governo, numa manobra para garantir a eleição do aliado Pedro Godinho (PMDB) na presidência da Câmara Municipal e assumir o controle do Legislativo, o prefeito João Henrique Carneiro( PMDB) costura, agora, a adesão do PTN – ferrenho oposicionista – à base do governador petista Jaques Wagner e a sua parceria com o PV.

É no Partido Verde que, segundo especulações nos meios políticos, o prefeito articula o seu desembarque do PMDB. O partido do ex-ministro da Integração Geddel Vieira Lima deu a legenda para João Henrique disputar a reeleição, depois que foi preterido pelo PT, mas, agora, vivem uma relação distanciada e de constantes tensões.

A ida de João para o PV não será imediata, até porque Geddel, em entrevista ontem à Rádio Metrópole, deixou claro que, se precisar, irá aos tribunais superiores cobrar a fidelidade do prefeito à legenda, por entender que o seu mandato pertence ao PMDB.

Mas os verdes já colocaram o partido à disposição de João Henrique.

Apoio - O PV, pelo acordo, será contemplado com a nova Secretaria do Meio Ambiente e o direito de ocupar cargos na administração municipal.

Ontem, na posse de João Carlos Bacelar no comando da Secult, o presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes, confirmou que as conversas estão em curso.

Toda essa manobra de João tem uma finalidade: conquistar posição de influência política junto ao governador Jaques Wagner, a partir da “confederação” de partidos nanicos sob sua liderança na Assembleia – PTN, PSC e PV –, e obter apoio administrativo e institucional do Estado.

Com sérios problemas de gestão e sem dinheiro para investimento, o prefeito joga em várias áreas, num esforço para chegar ao final do seu governo, em 2012, com algum respaldo político para disputar novos mandato eletivos.

Fonte: Jornal A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário