quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

João reúne em posse de Bacelar todas as peças do seu jogo político


A posse de João Carlos Bacelar (PTN) como secretário municipal da Educação, ontem, no Palácio Thomé de Souza, reuniu, numa só sala, as principais peças movidas pelo prefeito João Henrique na jogada de xadrez que o faz retomar força política em meio às crises administrativa e partidária em que está imerso.

Ao convidar Bacelar, o prefeito atraiu sete vereadores do bloco independente para sua base. Com isso, tocará aos seus moldes a próxima eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, em fevereiro.

Também reforçou a aproximação das gestões municipal e estadual, já que Bacelar tem bom trânsito com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

João Henrique ainda soma mais um partido à sua órbita e caminha também para reintegrar o PV. Os vereadores, assim como Osvaldo Barreto e Ivanilson Gomes, presidente do PV na Bahia, prestigiaram a cerimônia.

Os movimentos do prefeito visam compensar o distanciamento ao seu partido (PMDB), que ele mesmo alimentou por não apoiar a candidatura ao governo do cacique peemedebista na Bahia, Geddel Vieira Lima.

Fidelidade - Na posse, Bacelar garantiu fidelidade.

“Assumo o projeto político e de governo do prefeito”, disse ele, que é presidente do PTN baiano e tem o vereador Carlos Muniz, líder da bancada antes independente, entre os seguidores.

O novo secretário da Educação, Esporte, Lazer e Cultura (Secult), nome completo da pasta, relembrou as parcerias feitas com o titular da Educação estadual. “Mestre, amigo e companheiro de jornadas acadêmicas”, disse, sobre Osvaldo Barreto. Bacelar foi vereador por quatro mandatos em Salvador.

Foi presidente da Casa e líder da oposição a João Henrique.

Sinais - Antes da fala de Bacelar, o subsecretário da Educação, Eliezer Cruz, fez um pronunciamento.

Destaque não para o que disse, mas para o que foi indicado a dizer. Atrás de Eliezer, João Henrique o incitou a saudar o secretário estadual da Educação, que estava prestes a ser esquecido. Indícios de sua movimentação.

Uma fonte informa que o prefeito conversou como governador Jaques Wagner sobre a costura para PTN integrar a base do governo na Assembleia Legislativa, com seus três deputados eleitos.

Bacelar garantiu ontem que o assunto ainda será tratado.

Eliezer ainda falava quando foi novamente interrompido.
“Temos também a biblioteca verde, nos Mares”, disse o prefeito, aproveitando citação ao presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes, presente no local. João Henrique promete criar a Secretaria do Meio Ambiente para abrigar os verdes.

Sobre as consequências, na Câmara, da nomeação de Bacelar, João Henrique declarou: “Aproveitamos para unir o útil ao agradável (...)Foi muito bom porque dá uma bancada de sustentação ainda maior para a prefeitura aprovar seus projetos no Legislativo”, falou.

Fonte: Jornal A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário